“SA PARADURA” PARA ELIA. O GRANDE GESTO DOS PASTORES SARDOS AO JOVEM DE 17 ANOS DE POSADA.

27 out

Posada é uma comuna italiana da região da Sardenha, província de Nuoro, com cerca de 2.371 habitantes. 

adaptação para o português – lucinha Dettori

Fontes ZMS – Newa – Notizie e Sardegna Live 

Elia Taberlet ainda  está incrédulo, porque ele não acreditava  que sua história pudesse ter tanta repercussão .Invés, a história deste menino da Sardenha, de Posada, que quer ser um pastor, tornou-se famosa. Seja pela  tenra idade de Elias, que em apenas 17 anos, o que representa  esta  história, um símbolo de generosidade e amizade. “Comecei a me aproximar do campo ainda na infância quando tinha seis anos. Fui ao campo com meu padrinho e fiquei fascinado com o contato com a natureza e com animais.

Então pensei que essa paixão poderia se transformar em trabalho; minha família me deu uma ovelha : uma avó, um padrinho, meus pais, um presente que era um ponto de partida para o meu futuro. “O futuro que em setembro correu o risco de mudar.

 uma noite, no terreno fora da cidade onde Elias tinha suas  ovelhas, os animais desapareceram. Alguém lhes tinha roubado

 “Eu não pensei em desistir, mas eu estava muito decepcionado -. diz o menino – foi um presente dos meus pais e a base para a  minha futura  profissão “.

Elias não queria que todos soubessem do roubo, mas o padrinho não podia aceitar que o sonho do afilhado acabar assim, aos 17 anos, por causa de ladrões. Então escreveu uma carta para o jornal “O nova Sardegna” dizendo da tristeza do menino e como esses animais eram importantes para ele. Mas mesmo o padrinho de Elia não imaginava criar tantas reações; em vez disso desencadeou uma corrente de solidariedade na web. Uma das primeiras a pedir para dar ajuda a Elia, foi a página do facebook na página Laura Laccabadora, oferendo um animal ao menino.

Sa Paradura. As lágrimas de Eraldo que mora em La Maddalena e doou dezesseis ovelhas grávidas para o jovem Elias: “Nós os sardos são feitos assim”

Fonte Sardegna Live

E as respostas não demoraram . “Eu tenho duas cabras, posso lhes dar a ele”, escreveu um usuário, enquanto outra pergunta: “Eu tenho animais, eu poderia comprar-lhe um” A web tam-tam  da web também moveu os membros do grupo da Sardenha Istentales para organizar ” Sa Paradura “um gesto de solidariedade da Sardenha nascido no mundo agropastoril da ilha dedicada aos pastores que, como resultado de roubo ou desastres naturais, perderam rebanhos. Juntos  cada membro da comunidade doa um seu animal, para que o pastor possa recomeçar e   não perder a esperança.

Sardegna Live

Um ato de fraternidade que os pastores sardos também fizeram  para os agricultores da região central da Itália atingidas pelo terremoto de 2016. “Sa paradura para Elias” foi realizada na sexta-feira dia  20 a Posada, e Elia não parou de agradecer a seus “colegas “, centenas de vezes, e aos artistas que cantaram na noite no auditório do da cidade. Agora Elia pode retomar o que ele começou. “Agora eu tenho 80 ovelhas – diz ele – Foi emocionante, nunca vou parar de pensar no que fizeram por mim”.

——————————————————————————————————————————-

 

 

 

Deixe um comentário

